Recomeçar profissionalmente – começar do zero e sentir-se produtiva!

Tempo de leitura: 3 minutos

Recomeçar profissionalmente não é uma das tarefas mais fáceis, pois requer boas doses de coragem e muita força de vontade!

Em um mundo onde diversos projetos de vida são sempre idealmente projetados e planejados até a nossa melhor idade (a velhice), simplesmente abrir mão de algo que já estava meio encaminhado é uma grande empreitada!

Provavelmente você mesma ou alguém que você conheça pode ter passado por isso – começar do zero, não é mesmo? – Mas é importante salientar que nada se baseia em um começo totalmente zerado. Todos nós temos algo no nosso ímpeto, ou seja, um desejo ou um talento latente que diante de uma eventual situação pode aflorar e se tornar um momento novo!

Logicamente essas mesmas pessoas podem se sentir julgadas ou pressionadas, mas por mais que seja um momento difícil e um grande divisor de águas, libertar-se de algo que não nos faz sentir realizada profissionalmente e seguir suas própria escolhas pode ser libertador!

Recomeçar profissionalmente é necessário! Você pode seguir um caminho mais feliz sem medo!

Constantemente muitas pessoas acabam afirmando para si mesmas que simplesmente suportar um emprego que não se gosta é algo que faz parte da vida – pagando as contas tudo é permitido, certo?

Mas porque algumas pessoas conseguem levar a vida nessa condição e outras não? Será que quem não se sujeita a seguir em um emprego indesejado é alguma espécie de pessoa fracassada ou fraca?

Há ainda quem enxergue que fazer o que se gosta nada mais é do que um hobby!

O primeiro ponto que precisa ser levado em consideração é o que priorizamos como felicidade! Ninguém precisa seguir em frente com um emocional que vive pedindo socorro!

Quando conseguimos identificar esse momento de lucidez, é importante que se reflita quais os caminhos possíveis e o que realmente pode fazer sentido para a vida!

Pessoas maduras e bem sucedidas geralmente tendem a assumir sua total responsabilidade pelas escolhas que fazem, e buscam meios de sustenta-las até o fim.

Quando nos permitimos pensar como seria seguir em frente fazendo algo que efetivamente gostamos conseguimos olhar ao nosso redor e avaliar as possibilidades! – E isso pode ser realmente libertador!

Sintomas que podem demonstrar que você está infeliz profissionalmente!

A seguir, iremos destacar alguns sintomas muito comuns que pode revelar que você está vivendo um momento profissional infeliz. Confira:

  • Você simplesmente não suporta segunda-feira ou domingo:

Não que isso seja uma regra (afinal, não gostar de segunda-feira não é uma grande diferencia). Mas é importante avaliar o tipo de sentimento que envolve o começo de um novo ciclo, ou seja, uma nova semana.

Quando há o envolvimento de uma forte ansiedade pelo fato de ter que voltar ao trabalho no dia seguinte, é importante dedicar uma maior atenção. Como isso atormenta sua vida? Já parou para pensar nisso?

  • Procura pensar que deve fazer o que de fato ama quando estiver aposentado:

Esse tipo de pensamento é bem comum. Profissionais entre seus 30 e 40 anos mantém sua projeção de felicidade em um futuro ainda distante.

Mas aqui é interessante avaliar se projetar a felicidade para um momento tão adiante é realmente valioso. Será que realmente vale a pena seguir infeliz por tanto tempo e depositar suas energias em um futuro lá no final? E o agora?

  • Atitude de trocar infelicidade pelas finanças:

Outro fator muito comum! Pessoas insatisfeitas com algo focalizam suas energias na compensação financeira. Isso é um erro e pode agregar uma vida repleta de insatisfações!

Recomeçar profissionalmente não deve ser visto como algo impossível! Hoje em dias as possibilidades e caminho podem ser inúmeros, e a mudança simplesmente depende de uma única pessoa: você!

PS: E lembre-se: A dor é Inevitável, mas o sofrimento é Opcional.

abraços e até mais,

Raquel Andrade

Deixe me saber o que você achou deste conteúdo deixando seu comentário aqui embaixo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *