Livre-se da armadilha da autossabotagem

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem está em busca de mudanças, seja na sua vida profissional ou pessoal, sabe que esse processo não é algo muito fácil. Todo tipo de mudança requer muito esforço e força de vontade, mas a grande questão é quando ocorre a autossabotagem!

É comum para muitas pessoas iniciar algum processo importante e simplesmente acabarem interrompendo tudo no meio do caminho. Isso geralmente acontece quando o ápice da motivação acaba se esvaziando e as percepções voltam ao seu estado inicial.

A energia que nos faz voltar ao nosso ponto de origem que nos impede de seguir em frente com as mudanças desejadas é denominado autossabotagem, que nada mais é do que todos os esforços que realizamos, de maneira inconsciente, para nos mantermos da forma que já estávamos!

autossabotagem

A autossabotagem e o medo!

O medo refere-se a uma emoção que visa nos proteger e até mesmo manter a efetiva sobrevivência do nosso organismo – até aqui, perfeito, certo?

Mas quando se trata do medo em situações consideradas imaginárias os problemas podem ser uma constatação em sua vida e dessa maneira acabar levando à autossabotagem.

Quando nos permitimos ser levados pelos menos considerados imaginários, acabamos nos deixando guiar para um caminho denominado por catastrofização.

Isso ocorre quando nos permitimos ao desespero diante de situações que não correspondam ás nossas expectativas  – nesse caso, o medo acaba tomando conta de toda a situação e acabar fazendo com que fiquemos paralisados, sem continuar na direção dos nossos objetivos.

Vencer esse medo é determinante para obter sucesso e requer boas doses de coragem – e essa tal coragem é recorrente dentro de todos nós!

A ansiedade causada pela autossabotagem!

O grande diferencial entre o medo e a ansiedade está basicamente no tempo! A ansiedade é algo mais latente no agora, e o medo é um sentimento que foca no que virá ainda!

A ansiedade geralmente é alimentada pelos eventuais perigos que estão presentes, em grande parte, dentro da nossa cabeça – é quando criamos aqueles vilões e inimigos que deixam o nosso coração sempre aflito e angustiado, impedindo que tenhamos ações calmas e serenas para enfrentar as situações e seguir em frente!

E a procrastinação? Também pode me sabotar?

Sem dúvidas! Talvez esse seja um dos maiores sabotadores diante de qualquer projeto ou situação que requer mudanças!

A procrastinação impede que você consiga se projetar, organizar e ir de encontro às metas estabelecidas, além de também criar situações de comodismo diante de eventuais adversidades! Se algum dia você se perceber nesta situação procure voltar ao seu foco, não permita que a procrastinação e a autossabotagem  afaste você dos seus objetivos.

É fundamental trabalhar esse lado para que você não sabote sua vida, sem ao menos estar ciente disso!

A autossabotagem pode acabar proporcionando depressão e um grande vazio na sua vida!

Quando nos pegamos em uma condição onde nos sentirmos perdidos e sem saber efetivamente o que devemos fazer e para onde seguir acabamos sendo acometidas por um forte sentimento de vazio.

Diante disso, podemos sentir uma grande angustia e ainda criar  obstáculos sobre a percepção e capacidade que todo o ser humano pode e deve considerar que qualquer lugar do mundo é de direito seu!

O grande porém é quando isso chega a um nível de tristeza profunda – que pode corresponder à um quadro de depressão.

Isso geralmente ocorre quando temos uma visão negativa de nós mesmos, dos outros e até mesmo do futuro.

A única maneira de seguir em frente e afastar  todas as situações relatadas até aqui é procuramos sempre mudarmos a nossa percepção e visão sobre nossas capacidades e como podemos representar uma parcela importante para o mundo como um todo!

Por isso, nunca desista de seus projetos e saiba avaliar quando realmente é necessário continuar tentado e acreditando! Você é responsável pelos passos que dá! Sempre! – e com a autossabotagem a regra é: não permita que ela impeça seus sonhos!

Fique ligada em você nos seus sentimentos, nos seus desejos e nas suas frustrações, lembre-se seu corpo fala. Leia também o artigo sobre procrastinação, a maior arma que podemos ter em nosso favor é a informação.

Já experimentou acreditar em VOCÊ?

TENTE ……

VOCÊ não faz ideia do que é CAPAZ!

 

Conte comigo,  e até o próximo post.

P.S. Deixe seu comentário logo abaixo.

abraços

Raquel Andrade

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Livre-se da armadilha da autossabotagem
Author Rating
51star1star1star1star1star